-
INSS tem 130 mil denúncias de descontos indevidos em benefícios
-
Segurados declaram que têm valores descontados nas suas aposentadorias e pensões por entidades associadas ao Instituto sem autorização.
- Por Camilla Ribeiro
- 29/03/2024 20h14 - Atualizado há 8 meses
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresenta cerca de 130 mil denúncias sobre descontos não foram autorizados em benefícios como pensões e aposentadorias.
Esse total representa 2% da quantidade de vínculos associativos entre beneficiários e entidades vinculadas ao instituto, aproximadamente 6,5 milhões em todo o Brasil.
Atualmente, há 29 entidades que possuem convênios com o INSS, como sindicatos e associações voltadas a aposentados.
É permitido ao Instituto compartilhar informações dos seus segurados para que essas entidades possam oferecer seus serviços.
Nos casos em que o beneficiário aceita, ele se torna um associado e começa a pagar uma mensalidade para a entidade sendo descontada diretamente do benefício.
Porém, segurados estão alegando que valores estão sendo descontados sem autorização, ou seja, sem os beneficiários aceitar se tornar associados dessas entidades. A maioria deles afirmam que nunca sequer foram contatados por essas associações.
Recentemente, foi registrado um aumento no número de reclamações relacionadas à Amar Brasil Prime Clube (ABCB), um clube de vantagens voltado para pessoas da terceira idade que são associados ao INSS.
Registros do Procon-SP apontam que, nos três primeiros meses deste ano, o número de denúncias contra a ABCB dobrou com relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com um levantamento do site Reclame Aqui, a quantidade de reclamações sobre descontos indevidos feitos por essa associação nesses primeiros meses de 2024 já corresponde ao total observado no ano passado inteiro.
Segundo o INSS, a Amar Brasil Prime Clube apresentou um salto no número de associados. Passou de cerca de 140 mil em fevereiro para quase 230 mil em março, um aumento de 64,3% no período.
O INSS disse ser comum algumas associações registrarem aumentos expressivos no número de associados em alguns meses, mas que o número é alto e será investigado.
A Amar Brasil Prime Clube declarou, através de nota, que adota mecanismos de segurança para garantir clareza no momento da adesão e que as denúncias recebidas não procedem.
O clube disse também que, em eventual caso de reclamação, o associado pode entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) e solicitar o cancelamento imediato da filiação.
O INSS orienta para quem teve descontos não autorizado que peça o bloqueio por meio do aplicativo 'Meu INSS' ou ligando na Central 135.
O INSS disse que essas entidades são notificadas e obrigadas a fazer a devolução dos valores diretamente aos beneficiários.